A
Associação Musical
de
Pedroso



Our Team












Historial
Após o 25 de Abril de 1974, cresceu em todo o país a consciência sobre a importância do associativismo no desenvolvimento cultural, especialmente na área musical. Nesse contexto, surgiram inúmeros coros e escolas de música em Portugal. Foi neste ambiente que, em Pedroso, o pároco, Padre Brito, junto com alguns habitantes locais e com o apoio do fagotista e maestro António Baptista, fundou, em 1975, o Coro Polifónico de Pedroso.
Desde cedo, o Coro Polifónico organizou concertos corais e instrumentais, promovendo a cultura musical na região e despertando o interesse pela aprendizagem de música, tanto entre os seus integrantes como na comunidade em geral. Esse movimento culminou na criação de uma Escola de Música.
Inicialmente, o Coro Polifónico de Pedroso e a Escola de Música funcionavam como entidades independentes. Contudo, percebeu-se rapidamente a vantagem de unir ambos sob uma única organização, para potenciar oportunidades de financiamento e parcerias estratégicas. Assim, em 1980, foi criada a Associação Musical de Pedroso.
Com a integração na Associação, o Coro Polifónico cresceu significativamente. Em 1984, participou na gravação do “Glória em Ré” de Antonio Vivaldi, com a colaboração da Orquestra Sinfónica do Porto. Desde então, o coro tem realizado e participado em concertos de norte a sul do país, nas ilhas e em Espanha.
A Escola de Música também experimentou um grande desenvolvimento, contando com um corpo docente que chegou a incluir 22 professores de diversos instrumentos. Foi no âmbito da Escola de Música que surgiu o Coro Infantil de Pedroso, que participou em inúmeros espetáculos em Portugal, incluindo na RTP, além de atuações em Espanha.
O crescimento da Escola de Música levou à formação de uma orquestra, inicialmente destinada a acompanhar o Coro Infantil e, mais tarde, o Coro Polifónico. Este desenvolvimento culminou na criação da Orquestra de Câmara de Pedroso, fruto de protocolos com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Junta de Freguesia de Pedroso.
Sob a direção de Altino Carvalho, a Orquestra de Câmara de Pedroso, composta por 38 músicos, tornou-se um dos pilares da Associação, gravando CDs e realizando numerosos concertos promovidos tanto pela Associação como por outras entidades públicas e privadas. A orquestra destacou-se ainda por colaborar com jovens solistas e maestros de renome, como Cesário Costa, Leonardo de Barros, António Saiote, Zoltan Santa, José Atalaia, Ivo Cruz e António Vitorino de Almeida.
A Associação Musical de Pedroso integra ainda uma Escola de Dança, que desenvolve uma intensa atividade artística, enriquecendo ainda mais a oferta cultural da instituição.
Our
Events







What Our Partners Say About Our Company

Sam Miller

Isa Collins

Tayler Marquez

Lianne Davison

Tristan Mullins

Krishan Richard

Leonie Taylor

Addison Nelson

Steven Michael

Elyse Connelly
