Contadores de Memórias
Conta-me o que ouviste contar e o que te contaram… há um momento de paragem, na ação, em que se escutam e partilham histórias, contos, lendas e cantam-se melodias de outros tempos… tempos em que a madrugada era o despertar e o trabalho o companheiro do crescimento…
As brincadeiras de crianças inocentes… canta-se e dança-se para consolar de sol a sol. Cânticos de liberdade e alegria transmutam as horas de cansaço… procura-se a leveza quotidiana! Medos coletivos instalados… figuras estranhas encontram-se na calada da noite, serão elas fruto do Deus ou do diabo? Hoje, trocam-se experiências nestes Centros de Convívio… o deleite de cada sorriso e abraço! E assim se passaram os dias… transformando-se em contadores de memórias!
A instalação é uma homenagem, em forma de arte, às vozes visíveis e invisíveis de tantas almas que se vão cruzando e perpetuando o fio condutor desta tradição oral. Nasce de uma recolha feita nas tardes de conversa afiada nos Espaços de Convívio e Lazer de Cabeceiras de Basto.