Skip to main content
Intervenção e Inclusão pela Arte

Patchwork: Identidades e Diversidades

Descrição do Projeto

Nome do Projeto

Patchwork: Identidades e Diversidades

Espaço de Implementação

Braga

Ano

2020

Parceiros

Paleta de Letras
HMdesign
Framework
Munícipio de Braga
Agrupamentos de Escolas: Celeirós, D. Maria II, André Soares, Trigal Santa Maria
Escola de Dança Entr’Artes
Co-Financiado: INR

Equipa

Conceito/ Direcção Artística/ Residência artística de Dança: Ana Caridade
Co-produção: CERCI Braga e Musa
Residência artística de Teatro: Inácia Cruz e Rita Machado
Residência artística de Composição Musical: Carla Braga e Pedro Santos
Vídeo: Vasco Ferreira
Fotografia: Hugo Delgado
Criação da Imagem: Pedro Seromenho
Design de comunicação: Helena Martins Design

Patchwork: Identidades e Diversidades

Um projeto com a Cerci Braga e comunidade (2020)  foi criado, na sequência de 5 anos de trabalho com a instituição e com a comunidade de Braga tendo em conta que no concelho de Braga os projetos de dança para pessoas com deficiência recorrem a abordagens essencialmente de cariz mais terapêutico, persistindo as um trabalho centrado nas incapacidades em detrimento do potencial artístico dos adultos com deficiência. Através da auscultação de escolas e de entidades que intervêm na reabilitação das pessoas com deficiência denotou-se uma descrença relativamente às suas capacidades ao nível dança, música ou teatro, o que levou a mudar o foco deste projeto para o desenvolvimento das competências artísticas, ambicionando além da intervenção terapêutica p envolvimento da comunidade local (escolas, bailarinos, músicos) num processo de co construção artística través da videodança, da dança, do teatro e da música. Neste projeto o foco centra-se ao nível da promoção da acessibilidade a iniciativas ou projetos que permitam uma igualdade de oportunidades ao nível da capacitação artística, nomeadamente, ao nível da dança, música, teatro, fotografia ou outra, entendendo que a exploração de competências pela arte, cultura, … pode potenciar a inclusão e contrariar a tendência para a exclusão, perda de competências artísticas, mas também de quadros de deterioração física, e psicológica. Assim, este projeto tendo como base a dança, pretende explorar competências diversas no âmbito da música, teatro e fotografia, envolver diferentes entidades, artistas profissionais e outras pessoas com e sem deficiência. A avaliação implicará uma auscultação dos participantes, das famílias e dos formadores/técnicos envolvidos mediante instrumentos de avaliação que incluem: questionários e relatórios de observação das sessões. Entre outros indicadores o número de espetadores nas apresentações, o número de apresentações, número de participantes envolvidos, serão considerados para monitorização e concretização dos objetivos do projeto.

 

Quer saber mais sobre este projeto?