Skip to main content
Internacionalização

Batucadeiras – Fortaleza – Cidade Velha

Descrição do Projeto

Nome do Projeto

Batucadeiras – Fortaleza – Cidade Velha

Espaço de Implementação

Cidade Velha, Cabo Verde

Ano

2017

Parceiros

Associação Juvenil Synergia
Bogalha
Associação Fortaleza
Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago
Ministério da Cultura de Cabo Verde

Equipa

Ana Caridade
Marco Oliveira
Batucadeiras da Cidade Velha

BATUKU

"O Batuku é a forma musical mais antiga de Cabo Verde, é uma tradição ancestral que faz parte da identidade deste povo que transpira Morabeza… O ritmo está no sangue do povo, os corpos respiram a sonoridade e o movimento transparece o êxtase desta herança dos antepassados africanos."Ana Caridade

Um encontro em busca da identidade do povo irmão… as Batucadeiras uma das maiores tradições de mulheres da Cidade Velha.

O Encontro acontece por um sonho… uma partilha de dar e receber. Um sonho que foi crescendo a cada encontro. Os locais património mundial da Cidade Velha foram sempre os escolhidos para estas celebrações. O ressoar do batuku nas mãos daquelas mulheres, as vozes que entoam, o ritmo do movimento e a energia transmitida nesta simplicidade de estarem descalças, em círculo, em celebração… o êxtase da vibração conjunta.

Poucas coisas vi serem tão verdadeiras, tão transparentes, tão autênticas e tão felicidade pura!

Marco Oliveira e Ana Caridade juntos de um dia conseguir a digressão em Portugal.

Atividades

2015 – Cidade Velha… com a população local e com um grupo muito especial a Associação Fortaleza: as Batucadeiras. Um sonho que se realiza e outro que se inicia. Ruínas da Sé Catedral.
2016 – Visita ao Convento de São Francisco com as Batucadeiras da Associação Fortaleza – trabalho de investigação para criação de preparação da digressão.
2017 – Casa Vitória com Ana Caridade e Tó Gomes, preparação da digressão em Portugal inserida no projeto Património.
Visita do Presidente da República Portuguesa, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, à Cidade Velha
Preparação do Vídeo Promocional e Fotografia de Divulgação – Tó Gomes
Participação no Projeto Património – Digressão em Portugal – Guimarães e Braga

Este projeto contou com o apoio de:
🔹 Associação Juvenil Synergia
🔹 Bogalha
🔹 Associação Fortaleza
🔹 Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago
🔹 Ministério da Cultura de Cabo Verde

 

A Energia Contagiante e a História de Amizade

A energia contagiante… as partilhas que não deixou ninguém indiferente. Muitas seriam as histórias para contar. Fica apenas um registo de um sonho que iniciou num encontro na Cidade Velha e fez com que todas as condições fossem encontradas para a realização desse sonho. A história continua… desde sonho criaram-se laços que ficam e que nos mantém em contato mesmo na distância que separa… entre Portugal e Cabo Verde uma história de amizade.

Terminou a Digressão com a Visita ao Estádio do Vitória para receberem as doações para enviarem para os atletas de Cabo Verde.
No Âmbito do Protocolo de Cooperação com o Município da Ribeira Grande de Santiago

No âmbito do protocolo de cooperação com o Município da Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde), foi entregue simbolicamente, por Terresa, membro das Batucadeiras da Fortaleza da Cidade Velha, um equipamento doado pelo Vitória de Guimarães e bolas para dar aos atletas.

As doações foram recebidas pelo Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, durante a sua visita ao Município, e pelo Presidente Manuel Pina.

Entrega aos Diversos Atletas

    Quer saber mais sobre este projeto?