
Conto que se conta in GNRation
Descrição do Projeto
Nome do Projeto
Espaço de Implementação
Ano
Parceiros
Equipa
Como culminar das residências artística realizadas em Cabeceiras de Basto e na Póvoa de Lanhoso, realizou-se um encontro no GNRation, em Braga, para fazer a mostra dos objetos artísticos criados e proporcionar a partilha de jovens e idosos desta duas Cidades.
Para o efeito, foram desafiados artistas a criarem laboratórios experimentais que partissem de um conto tradicional e fundissem com a sua linguagem artística. Proporcionou-se uma sessão de conto, à moda antiga, para consolar a nostalgia de uns e estimular o gosto de outros.
Laboratório Humano de Arte – Atelier fotográfico performativo
Formadora: Maria José Jacinto
“Quando a 27 de Março as presas iam ser ouvidas pelo juiz, os sinos tocaram a rebate, reunindo o povo, que marchou do Cruzeiro até à vila para arrombar com machados as portas da cadeia. À frente deste grupo, confiadas de que não se atreveriam a atirar sobre as mulheres, estavam algumas jovens, entre elas, conspicuamente vestida de vermelho, Maria Angelina, a irmã do sapateiro de Simães, a qual terá sido a primeira a acometer à machadada a porta da cadeia.. . ” Tendo por base um conto tradicional, este atelier pretende que os jovens desenvolvam uma performance interpretativa do mesmo, o representem perante o olhar fotográfico de Maria José Jacinto.
Laboratório Experimental de Dança – Histórias que Dançam
Formadores: Eva Azevedo e Paulo das Cavernas (Sementinha)
Com este projecto pretendemos dar a conhecer aos jovens um conto tradicional da Guiné. Através de Oficinas Didácticas de Dança, Música e Expressão Corporal, pretende-se explorar e recriar o Universo da História, transmitindo aos jovens os ensinamentos de carácter pedagógico associados à narrativa.
Laboratório Experimental de Teatro
Formadores: Neto Portela e Roberto Moreira (CTCMCB)
O objetivo deste laboratório é que haja uma fusão entre o Teatro e o Universo do Conto. O corpo do narrador, como elemento vivo, aproxima-se do corpo do ator. Pretende-se com esta experimentação potencializar as ferramentas de expressão desse narrador/ator, de forma a criar novas perspectivas para enriquecimento da narração oral.
Laboratório Experimental de Ilustração – “Contradições”
Formador: Pedro Seromenho
Vamos trabalhar a fusão de contos, através da manipulação da linha e da forma, com a utilização de técnicas de ilustração tradicionais.
Laboratório de Contação, (Re)Contação e Criação de Ilustração para o Recurso Narrativo Kamishibay
Formadoras: Ana Caridade, Joana Veloso e Sílvia Teixeira
A arte de contar e escutar remete-nos aos tempos em que o ancião era visto e respeitado como o homem/mulher sábio(a) da família ou comunidade e que passava as informações tão necessárias para o ser humano aprender e ter recursos para viver. Este laboratório acolhe estes contos, estas memórias e recontamos através da palavra e da imagem. Pretende-se com este workshop resgatar o sentido comunitário em que as rodas de conto eram locais de partilha de saber aonde, através dos contos, se preparavam os ouvintes para as situações de vida, em que o idoso era visto com o respeito da sabedoria da experiência vivida. É a estimulação da aproximação de gerações e de trocas de experiências e ao mesmo tempo a sensibilização para a importância do diálogo e da escuta. Através das tradições (contos tradicionais) os participantes desenvolverão o seu lado criativo. Como objetivos de trabalho teremos a introdução à ilustração permitindo uma interpretação individual e criativa como resultado da aprendizagem. Cada participante fará um poster para integração no Kamishibay, com técnicas mistas, baseado nos contos tradicionais contados na primeira sessão.
Laboratório Experimental de Artes Plásticas – Árvore Mágica
Formadora: Carina Constantino
A desconstrução do real, do convencional, uma possibilidades dos sonhos onde a minha linguagem plástica é concretizada e torna-se possível. É dar voz a um dos meus muitos mundos interiores, o desenvolvimento do trabalho começa de uma forma instintiva, é no próprio processo de execução que se constrói através dos vários materiais usados e ganha forma na peça criada, como se da matéria dos sonhos se tratasse. A memória dos materiais ganha vida, reencontrar um novo lugar, incorpora um outro destino no qual incuto as minhas impressões. Uma memória da marca genética de cada matéria envolvida no processo. A simbologia sempre presente nos meus trabalhos, uma passagem, um abrir-fechar, coabitam sempre as duas faces, claro-escuro, mas sempre, sempre, o sonho da possibilidade em aberto.
Laboratório Experimental – Expansão da Criatividade Através de uma Vivência com os Contos e Histórias Tradicionais
Formadora: Aida Suarez
Através dos Contos, Mitos, Lendas e Histórias Tradicionais proporcionamos uma experiência interna, uma “viagem” de encantamento, que vai activar a criatividade, a imaginação e propiciar uma melhoria nas relações. Apresentando diferentes maneiras de estudo e formas de se contar uma História, com a intenção de despertarmos o interesse nos conhecimentos profundos preservados nos Contos e Histórias Tradicionais, activando a possibilidades de insigts.
Sessão de Contos
Contador e Cantador de Histórias: António Castanheira
Sessão de Contos com o Contador e Cantador de Histórias António Castanheira para o grupo de seniores da Póvoa de Lanhoso e Cabeceiras de Basto.
Atividades
Formadora Maria José Jacinto
Tendo como base um conto tradicional, este atelier pretendeu que se desenvolvesse uma performance interpretativa do mesmo. Sendo fotografado por Maria José Jacinto. Excerto do Conto Tradicional: “Quando a 27 de Março as presas iam ser ouvidas pelo juiz, os sinos tocaram a rebate, reunindo o povo, que marchou do Cruzeiro até à vila para arrombar com machados as portas da cadeia. À frente deste grupo, confiadas de que não se atreveriam a atirar sobre as mulheres, estavam algumas jovens, entre elas, conspicuamente vestida de vermelho, Maria Angelina, a irmã do sapateiro de Simães, a qual terá sido a primeira a acometer à machadada a porta da cadeia…”
Formadores Eva Azevedo e Paulo das Cavernas (Sementinha)
O projeto visou dar conhecimento aos jovens de um conto tradicional da Guiné. Teve como finalidade explorar e recriar o Universo da História, através de oficinas didáticas de dança, música e Expressão Corporal.
Formadores Neto Portela e Roberto Moreira (CTCMCB)
Pretendeu-se com a realização deste laboratório a fusão entre o Teatro e o Universo do Conto, potencializando-se a ferramentas de expressão de forma a criar perspectivas para enriquecimento da narração oral.
Formador Pedro Seromenho
O laboratório experimental teve como base a fusão de contos através da manipulação da linha e da forma, recorrendo a técnicas de ilustração tradicionais.
Formadoras Ana Caridade, Joana Veloso e Sílvia Teixeira
Este laboratório acolhe contos e memórias partilhados na ancestralidade, em que as experiências eram partilhadas pelos mais velhos. Com este workshop pretendeu-se o regatar do sentido comunitário em que as rodas de contos eram locais de partilha, procurando-se a estimulação e sensibilização para a importância do diálogo e da escuta.
Cada um dos participantes elaborou um poster para integração no kamishibay, com técnicas mistas, baseado nos contos tradicionais da primeira sessão de contos realizada.
Formadora Carina Constantino
Este laboratório experimental possibilitou a desconstrução do real, onde o mundo dos sonhos toma forma pela linguagem plástica.
Formadora Aida Suárez
Este laboratório experimental teve como objetivo proporcionar uma experiência interna através dos contos, lendas, mitos e histórias, ativando a criatividade, imaginação e melhorar um aprimoramento nas relações.