
Com(P)artilha
Descrição do Projeto
Nome do Projeto
Ano
Parceiros
Equipa
É um projeto em que funde a educação, arte e intervenção social visando um intercâmbio entre dois países irmãos (Portugal e Cabo Verde).
Com(P)artilha fundamenta-se nas seguintes vertentes:
-Apetrechamento de escolas com materiais para auxiliar na construção de uma educação com mais qualidade;
-Partilha de experiências, de saberes e do património material e imaterial;
– Implementação do projeto “Indra e Yohanna – a poética do encontro”;
-Desenvolvimento de parcerias para o desenvolvimento;
As propostas de implementação e intervenção pretendem estimular uma educação com mais qualidade e intercâmbio cultural.
O projeto inicia com o desafio feito pelo MOSAICO à Biblioteca Escolar do Agrupamento de Abação que conjuntamente com a Câmara Municipal de Guimarães, alargaram aos Agrupamentos de Escolas de Guimarães. Os agrupamentos que se quiseram unir à causa foram: Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar – Ronfe, Agrupamento Fernando Távora e Agrupamento João de Meira. Em Guimarães é decido a geminação dos seus agrupamentos com os agrupamentos de escolas da Ribeira Grande de Santiago com o compromisso de auxiliar no apetrechamentos das escolas em Cabo Verde e criarem uma rede de partilha para disseminação de projetos e contribuição para a Educação de qualidade. Em Vila Verde, o projeto é abraçado pelo Município e pela Rede de Bibliotecas Escolares em que assumem o auxílio no apetrechamento do Desporto Escolar da Delegação Escolar da Ribeira Grande de Santiago. Em Braga, a Universidade Minho desafia o MOSAICO não só para participarem na recolha como para possibilitarem os alunos e escolas a conhecerem o projeto “Ensinamento de Santiago”. A Junta de Freguesia de S. Vitor conjuntamente com a Casa das Convertidas ficam os receptores das doações em Braga.
Paralelamente à campanha de solidariedade, é feito o desafio de ser criada uma rede de partilha de boas praticas educativas tendo por base o livro “Indra e Yohnna – a poética do encontro”. Os Municípios de Guimarães e Vila Verde auxiliaram com os custos da edição do livro para cerca de 1000 crianças (cerca de 700 em Guimarães e 300 em Vila Verde). O MOSAICO decidiu fazer doação do mesmo livro aos alunos de Ribeira Grande de Santiago, às Escolas Portuguesas do Mindelo (Cabo Verde) e Dili (Timor) e ao CAFE AINARO (Timor). Fez também um lançamento nacional para quem desejasse implementar o projeto (100 livros).
Atividades
- Com vista o intercâmbio dos parceiros do projeto e a partilha de práticas pedagógicas, a Dr.ª Ernestina Rocha visitou o Centro de Apoio ao Estudo do OMSN – O Mundo Somos Nós, Associação em Goães, Vila Verde.
Os professores/educadores mostraram o seu dia a dia e as práticas e projetos aplicados nos seus locais de trabalho.
Foram momentos muito gratificantes de partilha e convívio.
- Com vista o intercâmbio dos parceiros do projeto e a partilha de práticas pedagógicas, a Dr.ª Ernestina Rocha visitou o Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar – Ronfe, em Guimarães.
A recepção foi iniciada com a sessão de contos presenteada pelas educadoras. O conto escolhido foi o “Nho Maio” (conto tradicional de Cabo Verde, recontado por Ana Caridade e ilustrado por Cristina Malheiro Mouta). A alegria das crianças foi contagiante. Cabo Verde foi vivenciado por todas as crianças do primeiro ciclo.
Os professores/educadores mostraram o seu dia a dia e as práticas e projetos aplicados nos seus locais de trabalho.
Foram momentos muito gratificantes de partilha e convívio.
- No âmbito do Com(P)artilha, projeto que funde a educação, arte e intervenção social visando um intercâmbio entre os países irmãos (Portugal, Cabo Verde e Timor), a Delegada Escolar de Ribeira Grande de Santiago, Dr.ª Ernestina Rocha, foi recebida na sede do Agrupamentos de Escolas de Abação e foi feito o lançamento do livro “Indra e Yohanna – a poética do encontro” (texto: Ana Caridade, ilustração: Carla Monteiro, design: Whatdesign).
Foi formalizado o desafio feito pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Abação, conjuntamente com a Câmara Municipal de Guimarães, aos Agrupamentos de Escolas de Guimarães. Os Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar – Ronfe, Agrupamento Fernando Távora e Agrupamento João de Meira, parceiros que apadrinharam os Agrupamentos de Ribeira Grande de Santiago, estiveram representados pelos seus coordenadores.
Estiveram presentes os representantes do Município de Guimarães e Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares, Rui Festa.
O Agrupamento de Escolas de Abação acolheu de forma exemplar o lançamento do livro e foram criados momentos de pura magia… a Inácia Cruz fez a sessão de contos e a Carla Branco acompanhou criando ambientes musicais.
Agradecimento especial a todos os parceiros do projeto que nos apoiam e nos ajudam a acreditar que a Cooperação faz sentido e podemos contribuir para atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável. Agradecimento especial ao Agrupamento de Escolas de Abação por querer inovar e contribuir para deixar exemplos de boas práticas.
Mudar a Educação é estar dentro do sistema a deixar sementes deixando de olhar para o pequeno umbigo e trabalho individual e abrir a visão para o global e trabalho colaborativo.
O MOSAICO foi convidado para estar presente na Conferência no Teatro Clube na Póvoa de Lanhoso e apresentar o projeto Com(P)artilha para alunos do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso.
A Ana Caridade e Isabel Monteiro foram as representantes para apresentarem o projeto que mostra escolas em acção por uma Educação de qualidade.
De Timor chegou o professor Mário Gomes, à Biblioteca Escolar da Escola Básica de Abação, para acertar a parceria no projeto Com(P)artilha. O CAFE AINARO irá recebeu livros do projeto “Ensinamento de Santiago” e livros do “Indra e Yohanna – a poética do encontro” e “Ensinamento de Santiago”, oferta do MOSAICO. Construir pontes, partilhar e crescer juntos.
Parcerias que nos enchem o coração.
No dia 14 de janeiro, a contadora de histórias Inácia Cruz, no âmbito do Projeto Com(P)artilha, foi à nossa Biblioteca da EB de Oliveira do Castelo, apresentar uma animação e dramatização do conto “Indra e Yohanna a poética do encontro”, promovendo a leitura como forma de expressão, criando momentos lúdicos e expressivos para as crianças e professores.
Esta atividade foi direccionada para as turmas do 4.º ano da E.B. Oliveira do Castelo e E.B./J.I. de S. Roque. Cada aluno recebeu o livro “ Indra e Yohanna – a poética do encontro”, sendo este um livro em construção, que será trabalhado em contexto de sala de aula em articulação com a Professora Bibliotecária. O livro foi oferta do Município de Guimarães.
A contadora de histórias Inácia Cruz foi no dia 21 de janeiro à nossa Escola, EB 2,3 João de Meira, apresentar uma animação e dramatização do conto “Indra e Yohanna – a poética do encontro”, promovendo a leitura como forma de expressão e de criatividade. Esta atividade foi direcionada para todos os alunos do 5º ano .
“ Indra e Yohanna a poética do encontro” é um livro em construção, que será trabalhado em contexto de sala de aula, em diferentes disciplinas e em articulação com a Biblioteca Escolar.
Nos dias 29 e 30 de janeiro, no âmbito do Projeto Com(P)artilha, a contadora de histórias Inácia Cruz apresentou uma animação e dramatização do conto “Indra e Yohanna, a poética do encontro”. No dia 29, a sessão para os alunos do Pré-Escolar e 1º ciclo das escolas Agostinho da Silva, Calvos e Pinheiro e decorreu no Auditório da Escola Sede. No dia 30, duas 2 sessões: uma na Escola Básica de S. Faustino e outra na Escola Básica de Tabuadelo. Nestas sessões, foram oferecidos os livros aos alunos do 1º ciclo, oferta do Município de Guimarães. Sendo um livro em construção, será trabalhado com as famílias, em contexto de sala de aula e com a Biblioteca Escolar.
No âmbito do projeto “Estrelas de Encantar”, projeto da Biblioteca Escolar em parceria com a Educação Inclusiva, o Serviço de Psicologia e Orientação e projeto Com(P)artilha, iniciou-se o projeto “Indra e Yohanna – a poética do encontro”.
O livro foi explorado de forma vivencial, estimulando os sentidos e as sensações que a viagem propõe.
Campanha Solidária de Recolha de bens materiais na Universidade do Minho promovida por CRCD IE-UMinho. A proposta feita ao MOSAICO foi não só ter a campanha solidária a favor da Delegação Escolar da Ribeira Grande de Santiago como também a apresentação do projeto “Ensinamento de Santiago”. Na Universidade do Minho na Sala de Convívio do IE do mês de fevereiro a março.